Clic News

Posso ajudar?

17 3122-8900

Veja Mais

Ver Todos

SAT: o que ele tem a ver conosco?

Muitos de nós estão familiarizados com o Emissor de Cupom Fiscal (ECF), tecnologia atualmente empregada em todo o país. Mas o Governo de São Paulo têm trabalhado em uma nova tecnologia, o Sistema de Autenticação e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico (SAT-CF-e).

O objetivo é que o novo sistema substitua o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e ofereça, em um mesmo equipamento, o armazenamento e a transmissão das informações diretamente para a Secretaria Estadual da Fazenda, ou seja, o SAT é uma espécie de modem com memória – na linguagem técnica ele é um hardware com software embarcado. A vantagem desta tecnologia está no fato de não depender de um sinal de internet contínuo para que as transações sejam concluídas. Os dados podem ser transmitidos posteriormente para o fisco.

A diferença essencial em relação ao ECF é que o SAT emitirá o Cupom Fiscal Eletrônico, um documento fiscal exclusivamente digital para formalizar uma operação de circulação de mercadorias. Para ter validade jurídica, toda a transação terá a emissão de uma assinatura digital a ser realizada pelo próprio equipamento a partir de um certificado digital determinado para cada contribuinte.

É importante não confundir o SAT-CF-e, com o SAT para Imposto sobre Serviços (SAT-ISS), que está em estudo pela Prefeitura de São Paulo para implantação junto a empresas que prestam serviços, como estacionamentos, clínicas de estética e etc.

Mapa das soluções fiscais brasileiras
Outras soluções fiscais estão sendo implantadas no país, como a Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e), com legislação em oito estados, e o ECF 0909. Para esclarecer os varejistas sobre estas “sopas de letrinhas” a auxiliá-los no planejamento de investimentos em Automação Comercial para o próximo ano, a Associação Brasileira de Automação Comercial (AFRAC) realiza em 2 de abril o evento “Mapa das Soluções Fiscais”, no Maksoud Plaza, em São Paulo.

Pensamos neste evento como um aquecimento para a AUTOCOM, principal feira e congresso de Automação Comercial da América Latina, também organizado pela AFRAC, que vai de 8 a 10 de abril, no Expo Center Norte, Pavilhão Amarelo. O congresso foi desenvolvido para trazer uma série de painéis com este e outros temas fundamentais para o comércio brasileiro. Entre os palestrantes estão executivos da Brasil Kirin, Gimba.com.br, Centauro, Epson, Riachuelo e outros gigantes do setor que irão compartilhar experiências com a plateia. A programação completa está no site www.feiraautocom.com.br.

Participe dos eventos e fique por dentro das tecnologias que vão impactar a sua operação nos próximos anos.