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Como Se Posicionar Corretamente para Seu Cliente

Toda empresa precisa de uma razão para os seus clientes comprem deles e não dos seus concorrentes. Isso é chamado de posição única de Vendas (PUV). Seu PUV pode ser identificado por completar a frase “Os clientes vão comprar de mim, porque meu negócio é a única…”

Seu PUV pode mudar à medida que o seu negócio cresce ou acontece as alterações do mercado, e você pode ter diferentes PUV para diferentes tipos de clientes.

Por exemplo:
- uma loja de artigos de papelaria poderia oferecer um serviço gratuito de entrega no mesmo dia para seus clientes empresariais dentro de uma área local – um PUV eficaz para empresas que precisam de entrega rápida.
- a mesma papelaria poderia oferecer um desconto de 5 por cento para as empresas que gastam mais de R$ 1.000 por mês – isso seria um PUV para clientes conscientes dos custos.
- a loja de artigos de papelaria também poderia ter certeza de que ele oferece o mais completo estoque de material para artistas na área – um PUV para artistas profissionais ou amadores locais.

Todos estes PUV podem ser eficazes porque eles são movidos por aquilo que o cliente procura ao fazer uma decisão de compra.

Exemplos Reais de PUV Que Funciona e Clientes não procuram:
É uma boa ideia para rever o seu PUV regularmente. Você pode adaptar seus produtos ou serviços para melhor atender as necessidades dos seus clientes? Considere pedir seus clientes que eles comprem de você. Isso vai lhe dizer o que pensam do seu PUV – isso pode diferir do que você acha que seu PUV é.

Também é útil para verificar constantemente o que a concorrência está fazendo. Lembre – se seus concorrentes estão fazendo o mesmo, o seu PUV não é único mais.

Fonte: Empreendedor Épico