Clic News

Posso ajudar?

17 3122-8900

Veja Mais

Ver Todos

5 Tendências que apontam os rumos do varejo

1) Expansão do Varejo
- o varejo vai continuar crescendo apoiado pelo aumento do consumo pelas famílias, pela credibilidade depositada ao mercado de consumo brasileiro e pelas características do setor que oferece baixa concorrência e oportunidade de expansão orgânica, o que garante margens crescentes à medida em que se aumenta o marketing share.

2) Valorização da Loja Física
- a arquitetura interna e externa tende a ser valorizada para proporcionar maior prazer e conforto durante as compras;

- os processo merecerão maiores desenvolvimentos, auxiliados pela tecnologia, para garantir agilidade na hora da compra;

- o mix de produtos deverá crescer constantemente com a introdução de novas categorias com maior valor agregado pelo próprio varejista;

- os preços tendem a ser mais competitivos e atraentes ao consumidor, apesar do predomínio das grandes redes;

- o atendimento merecerá maiores e mais duradouros investimentos em treinamento e formação;

- a localização será valorizada, a loja caminhará na direção do consumidor a fim de oferecer maior conveniência.

3) Investimento de Tecnologia
- o varejo aumentará os investimentos em tecnologias interativas no PDV, aumentando a comunicação com o consumidor na hora da decisão de compras;

- haverá maior utilização de softwares capazes de contar pessoas ao entrarem nas lojas, acompanhá-las durante as compras e identificá-las no pagamento, inclusive registrando o sentimento manifestado pela expressão facial;

- os investimentos na estratégia omni-channel serão indispensáveis, pois a loja será uma só, física e virtual;

- o mesmo vale para o BIG DATA; a geração de tantos dados tornará essencial investimentos em novos data centers e softwares utilizados na identificação de clientes e seus comportamentos no PDV.

4) Internacionalização
- teremos o aumento da presença estrangeira no varejo brasileiro e ao mesmo tempo, aumento da presença de gestores estrangeiros. Isso exigirá dos varejistas brasileiros modelos de gestão e governança globalizados, números transparentes, pois são exigências para quem deseja acesso a investidores internacionais.

- é necessário competir nas mesmas bases com os que atuam globalmente, caso seja a intenção equiparar recursos e capacidades competitivas;

5) Sustentabilidade
- os varejistas deverão intensificar suas ações no âmbito social e ambiental, não apenas eventuais, mas sim um rol com objetivos a curto e longo prazos.

- tais ações deverão gerar resultados e não corroê-los para que se tornem de fato sustentáveis.

PS: Estas 5 tendências serão discutidas ao longo do ano, nas atividades da São Paulo Retail Tour.

Fonte: http://onegociodovarejo.com.br/5-tendencias-que-apontam-os-rumos-varejo-brasil/